Como explicar para seus pais que você quer este curso/esta profissão

Saiba como explicar para as pessoas o porquê da sua escolha profissional


Tarefa difícil, não é? Muitas vezes é complicado mostrar para as pessoas à nossa volta porque queremos fazer determinado curso ou escolher determinada profissão, e pode parecer ainda mais complicado quando se trata de pessoas que são mais próximas de nós, como os nossos pais.


É complicado por vários fatores, mas vamos listar alguns deles... 

Em geral, nós já conhecemos as preferências dos nossos pais, e sabemos para que tipo de coisa eles torcem o nariz. Com isso, muitas vezes já dá para imaginar que nossa escolha vai causar estranhamento ou até chateação neles. E por que chateação?

É claro que nossos pais já sonharam com muitas coisas para nós desde que viemos ao mundo, inclusive com nosso caminho profissional, mas pode ser que nossos sonhos sejam um pouquinho (ou totalmente) diferentes. Em alguns casos, nós já sabemos até que falar sobre planos diferentes do que eles imaginaram pode dar início a uma guerra civil dentro de casa! 


undefined



Mas nós vamos te contar um segredo.


Há alguns meses o Instituto Viae lançou uma calculadora chamada “Já sei o suficiente para escolher a minha profissão?”. Diariamente, inúmeros jovens fazem o seu cálculo pessoal utilizando a calculadora. Mas tivemos uma grande surpresa quando percebemos que vários pais também estavam experimentando a ferramenta! É isso mesmo! PAIS estão fazendo seus próprios cálculos! Demais, não é?


Nós achamos essa informação muito interessante porque temos como um de nossos objetivos também falar sobre escolha profissional com os pais (é por isso que também temos a área VIAE FAMÍLIA no Instituto). E isto nos mostrou que muitos pais estão interessados em pensar sobre o assunto e se aprofundar no tema “critérios da escolha profissional” (que é o tema central da nossa calculadora).


undefined


Mas o que chama a atenção mesmo é o seguinte: enquanto os jovens, em geral, têm uma média de 70% no resultado da calculadora, os pais conseguem atingir, em média, apenas 20%.

O que isto significa?


Bom, várias coisas. Mas uma que gostaríamos de ressaltar é que muitos pais não têm informações importantes sobre os processos que seus filhos estão enfrentando. Muitos deles não sabem como funciona o vestibular ou o ENEM, não imaginam quantas diferenças existem de uma universidade para outra, nem quantas disciplinas fazem parte de um curso superior, nem como os estudantes são avaliados, nem sabem a quantidade de jovens que buscam fazer um teste vocacional para tentar solucionar suas dúvidas! 

Esta característica marca algo que sempre existiu, a chamada “diferença geracional”.


Os pais da geração anterior sabem que preparam os filhos para a vida universitária e o mercado de trabalho, mas MUITOS deles não sabem quais são as dificuldades presentes neste caminho que os filhos vão trilhar.


É óbvio que isto não é culpa dos pais. Afinal, o ENEM passa por mudanças todos os anos, cursos de Ensino Superior não param de surgir, e escolher um curso ou carreira com alguma garantia de trabalho no futuro é cada dia mais complexo. E os pais têm, em geral, muitas outras coisas com o que se ocupar também, de forma que pode ser bem difícil para eles se manterem atualizado sobre todas essas mudanças loucas.

Veja, quando os pais criam planos para nós, quando dizem que temos que ir por determinado caminho, e até quando nos proíbem de fazer determinado curso, eles estão fazendo isso com a MELHOR das intenções. Sabe por quê? É claro que parece clichê, mas quando estão fazendo isso, estão lutando pela nossa felicidade, ou seja, estão usando as ferramentas que têm para evitar que soframos. Tudo o que eles NÃO querem é o nosso sofrimento e uma possível frustração profissional. Então, ficam nessa de muitas vezes não aceitar os cursos ou profissões com os quais sonhamos porque não querem que caiamos numa furada. E é importante valorizarmos isso.


Você pode achar bobo quando alguém diz que seus pais têm mais experiência do que você e que por isso devem ser escutados, mas já parou para pensar que seus pais conheceram em suas vidas muitos profissionais, das mais diversas áreas, e foram percebendo coisas importantes com as experiências dessas outras pessoas também?

É por isto que a experiência de uma pessoa, nunca é só sobre as vivências dela, porque aprendemos muito com todo mundo que conhecemos e nos relacionamos. Então, a experiência do seu pai, por exemplo, não é só a experiência dele, propriamente dita, porque ele já conheceu a experiência de várias outras pessoas!


undefined

Talvez seus pais te encorajem a seguir uma carreira na área de Direito porque já encontraram em seu caminho vários advogados que se mostraram realizados profissionalmente, e é isso que desejam para você.

Então aqui temos uma verdade importante! Você tem informações preciosas que talvez seus pais não tenham. Mas seus pais também têm informações preciosas que talvez você não tenha. E é por isso que vocês devem compartilhar. Fazer trocas. Conversar.

E conversar tran-qui-la-men-te!

Não é raro que quando conversamos com as pessoas que mais amamos, fiquemos logo exaltados, porque nossa relação com elas é tão importante, envolve tantos sentimentos, que às vezes é difícil controlar tanta emoção. Mas saiba que estabelecer conversas e trocas respeitosas é questão de treino!

Então este é o primeiro passo para explicar para seus pais porque você quer um curso ou uma profissão: vá estabelecendo uma conversa que seja tranquila, respeitosa e curiosa! Isto é, mostre que você quer ouvir também, para entender o ponto de vista deles. Afinal, é muito menos estressante saber o motivo pelo qual sua mãe não quer que você faça Pedagogia ao invés de só ficar pensando que ela é uma chata que não sabe de nada.

undefined

O segundo passo, depois de vocês estarem treinados nesse tom de conversa, é mostrar para os seus pais que você tem as informações necessárias sobre o curso/profissão que você quer, isto é, que você sabe muito bem o que vai enfrentar e como vai lidar com as dificuldades e imprevistos que surgirem.

Por isso, esteja preparado! Imagine que seus pais são jornalistas te entrevistando, e a todo momento que questionarem seus planos, apresente o seu ponto de vista, baseado em dados REAIS e BEM FUNDAMENTADOS de pesquisas que você fez, e mostre que está preparado.

Juntos, vocês podem até se dar conta que ainda existem alguns pontos a serem esclarecidos sobre determinado curso ou profissão, e pode ser muito prazeroso pesquisar sobre isso em família e debater sobre o que descobriram.

Hoje, o mercado de trabalho se transforma em uma velocidade inacreditável. São tantas as opções de profissionalização, que é extremamente difícil conhecer todas elas. É por isso que pesquisas bem fundamentadas, em fontes seguras, e até conversas com profissionais que estão enfrentando as ondas do mercado de trabalho atual, são tão importantes para a sua escolha profissional!


undefined


Lembre-se que para explicar para seus pais porque você quer determinado curso ou profissão, é preciso, primeiro, explicar para você mesmo. É preciso ter a sua escolha profissional clara para si antes para conseguir torna-la clara para os outros.

No processo de Orientação Profissional, todos estes elementos de investigação são trabalhados com calma, planejamento e com objetivos bem definidos, você encontra as ferramentas para definir que curso fazer e para compartilhar isso com as pessoas que são importantes na sua vida.

Por isso, não hesite em procurar ajuda especializada neste complexo momento da escolha profissional. Aqui, no Instituto Viae, fazemos atendimentos online para dar estas orientações, e também buscamos oferecer todo tipo de apoio e informação de que as famílias precisam. Você só precisa nos enviar uma mensagem para te mostrarmos de quais formas podemos ajudar você e quem você ama. 

Texto por:

undefined

www.institutoviae.com.br

contato@institutoviae.com.br

+55 11 959 707 333

Nas redes sociais: @institutoviae


Aqui fica o conteúdo do Post...Aceita HTML, portanto você pode montar o conteúdo do jeito que quiser!!!

#htmlPersonalizado#